A vida privada de um gato (1944): Este curta metragem é o estudo pioneiro de Alexander Hammid, de sua gata e do nascimento e amadurecimento de seus cinco gatinhos.
O filme é totalmente mudo e filmado pelo ponto da vista (POV) do olho do gato. Confira!
A vida privada de um gato
(The Private Life of a Cat)
Hammid fez este 22 minutos de curta-metragem, enquanto casado com Maya Deren, e filmou inteiramente em seu apartamento ma Morton Street, em Manhattan.
O filme começa com dois gatos, um macho e uma fêmea. A fêmea é fecundada pelo gato macho, e começa a procurar abrigo para dar à luz a seus filhotes.
“Ele”, um gato todo branco de pelo curto do sexo masculino, “Ela”, uma fêmea de pelos mais macios.
• Cuidado redobrado com gatos idosos
Depois de dois meses o casal encontra um local “para a família”, e logo depois a mãe entra em trabalho de parto. O filme mostra graficamente os gatinhos nascendo sem a ajuda de mãos humanas, e em seguida se nutrindo e sendo lavados pelos pais.
Os gatinhos crescem, e vagam livremente em torno do apartamento de seu proprietário (Hammid e Deren). Os gatinhos aprendem a andar e começam a ficar mais ativos, brincando uns com os outros e arranhando móveis diversos.
• Interações dos gatos com humanos
É gostoso de ver a simplicidade da filmagem caseira feita em 1944 e o crescimento dos lindos filhotes.
O filme foi também muito bem classificado pelo público e avaliado como “muito comovente”. Não é por menos – os gatos são fonte de inspiração garantida!
Veja também os seguintes documentários:
• Documentário O Gato e seus Mistérios
• Documentário O gato como ele é
• Documentário Gatos de Ponta a Ponta