Amamentação dos gatos

Amamentação dos gatos

Amamentação dos gatos: Gatos filhotes precisam do leite materno para se manterem saudáveis por toda a vida. O leite é um alimento muito importante, mas não após o primeiro mês de idade, quando podemos iniciar o desmame.

O desmame ocorre normalmente quando os dentes do filhote crescem e provocam dor na amamentação, por isso as fêmeas costumam desmamar nesse período.

Amamentação dos gatos

É importante que os filhotes sejam amamentados pela mãe nas primeiras horas de vida. Nos próximos 25 a 30 dias, o filhote deve se alimentar exclusivamente do leite materno, a menos que a mãe não tenha leite suficiente para a ninhada.

amamentacaoAssim que nascem, os filhotes de gatos já são capazes de encontrar as tetas da mãe e iniciar a amamentação. Nessas primeiras horas, o filhote ingere o colostro, um leite muito rico em anticorpos.

Caso você tenha um filhote com menos de 30 dias sem uma mãe, nesse caso, a amamentação com leite substituto é indicada.

Esses leites industrializados para gatos podem ser encontrados em lojas especializadas. Na falta dele, o veterinário poderá indicar uma receita caseira para ser dada a cada três horas com mamadeira.

Muita gente oferece leite de vaca industrializado para os animais. A intenção é boa, mas a ingestão deste alimento pode até custar a vida do animal, saiba mais em Cuidando de filhotes de gato

Vídeo #1: Uma mãe paciente amamentando

Vídeo #2: Filhotão não larga a mamadeira. Amamentação dos gatos

Desmame: Amamentação dos gatos

amamentando

Na falta de uma mãe felina, um outro animal pode ajudar. foto: Nehru Suleymanovski

A partir de 30 dias, devemos começar o desmame, apresentando outros alimentos adequados para que o filhote comece a desmamar. Nessa idade, os filhotes já estão andando e os dentinhos já estão começando a nascer. A mãe sente desconforto ao amamentar os filhotes e, naturalmente, passa a ficar mais distante deles.

O desmame pode ser feito introduzindo-se uma papinha de desmame industrializada ou mesmo uma ração para filhotes amolecida com leite morno, 1 vez ao dia.

Aos 45 dias de idade, não antes dos 40 dias, os filhotes podem ser afastados da mãe. Mas nunca retire todos os filhotes de uma vez. Faça-o ao longo de pelo menos 3 ou 4 dias para que a fêmea não fique traumatizada.

Leia mais sobre o assunto em Alimentação dos gatos. Saúde é fundamental!

Comentários do Facebook

About pozzana