Arte moderna com gatos

Arte moderna com gatos: O gato Fermaig com um pulo assustou um homem chamado Georges Pompidou, que por conta disso escapou de um tiro em um atentado a sua vida durante um desfile. Parece lenda, mas é história.

1983, Neumeier, cat, poster.

Georges Pompidou era um intelectual amante das artes e foi presidente da França de 1969 até a sua morte em 1974. Trouxe para a França o florescimento cultural que tornou Paris ainda mais famosa. Em 1970 iniciou a construção de um museu de arte moderna, que agora leva o seu nome, o renomado Centro Nacional de Arte e Cultura Georges Pompidou, mais conhecido como Centro Pompidou.

Se não fosse o gato Fermaig, provavelmente não haveria todo esse investimento na Arte Moderna.

Inspiradores, os gatos sempre estiveram presentes nas artes. Confira aqui a continuação da série Os Gatos na Arte, desta vez com obras mais modernas. Aproveite!

Arte moderna com gatos [1903 – 2010]

 

Franz Marc, Dois gatos

1912, Franz MarcDois gatos, azul e amarelo, óleo sobre tela

1913, Marc Chagall, Paris Através da Janela, óleo sobre tela.

O renomado pintor russo Marc Chagall pintou uma visão de sonho de Paris através da janela aberta de seu estúdio. Seu gato parece sentar-se no limite entre o sonho e a realidade.

1921, Gerhard Marcks, Cats, xilogravura.

Gerhard Marcks, um expressionista alemão, criou esta xilogravura intitulada Gatos em 1921.

1939, Pablo Picasso, gato e pássaro, óleo sobre tela

Durante o período da Guerra Civil Espanhola, Picasso criou pinturas surrealistas e gravuras que serviram de propaganda contra o governo de Franco. Sua pintura intitulada Gato e pássaro simboliza a crueldade das leis que regem a natureza.

1952, Marek Brzozowski, Day and Night

O pintor polonês retratou os felinos em uma peculiar pose – gato que representa a noite aparece emoldurado pela cauda gigante do outro gato.

1980, Léonor Fini, Sábado à tarde, óleo sobre tela

Nesta obra da pintora surrealista Argentina e filha de mãe italiana, os gatos aparecem ao lado de humanos e dispostos em prateleiras.

> Se gostou de Arte moderna com gatos, veja também: Os Gatos na Arte [1627 – 1896]

Comentários do Facebook