Cuidando de filhotes de gato

Cuidando de filhotes de gato: Se em sua casa agora tem um filhote de gato, parabéns! Você acaba de ganhar um amigo que é muito mais do que um lindo animal. No entanto, filhotes são vulneráveis e você deve tomar alguns cuidados para essa história não acabar mal.

Cuidando de filhotes de gato

 O primeiro passo é uma visita ao veterinário. O profissional irá orientá-lo sobre como você deverá proceder para a vacinação do felino. Em seguida, você deve se informar sobre cuidados básicos com a saúde dos gatos, como alimentação, castração e escovação.

Cuidando de filhotes de gato: Os cuidados no início da vida

Tenha em mente que você deve estar atento caso surjam sintomas como perda de apetite, feridas, olhos vermelhos e lacrimejantes, entre outros sinais.

Algumas dúvidas são muito comuns. Vejamos umas:

Cuidando de filhotes de gato: perguntas e respostas

Cuidando de filhotes de gato

foto: Denise Ferreira

Tenho um gatinho muito novo. Ele chora muito. O que fazer para ele não chorar?

Ele pode estar chorando por falta da mãe, que para ele significa conforto, tranquilidade, temperatura quente, comida e água. Se tudo isso estiver sendo fornecido a ele e ainda assim estiver chorando, veja se sua barriga não está estufada de gases. Se ele já tem mais de dois meses, já está na fase de brincar.

Brincando com o seu gato

Brinque um pouco com ele, jogando bolinhas de papel, ratinhos de brinquedo, ou outros similares para ele correr atrás e pegar. Apenas tome muito cuidado para não brincar com objetos muito pequenos porque o gato pode engolir.

Meu gato é filhote e já come alimentos molhados no leite, inclusive ração. Mas as fezes dele estão muito duras. O que fazer?

Se ele está comendo ração para filhotes, continue com ela. Você pode misturar um pouco de ração úmida (de latinha ou de sachê), que ajuda a tornar as fezes menos duras.

Com quanto tempo de vida os filhotes podem ser desmamados?

A partir de três a quatro semanas de idade os filhotes de gato começam a imitar a mãe, comendo ração e bebendo água. Mas o ideal é que sejam separados da mãe e dos irmãos com no mínimo seis a oito semanas de vida. Esse tempo é fundamental para que o filhote aprenda a se comportar adequadamente. Mais em Amamentação dos gatos

Cuidados para o seu gato ter uma vida longa

Cuidando de filhotes de gato

Cuidando de filhotes de gato. foto: susan402/Flickr.com

O primeiro passo é uma visita ao veterinário. O profissional irá orientá-lo de como você deverá proceder para a vacinação do felino.

Como saber a idade certa de um gato?

É difícil saber a idade exata de um gato, mas examinando os dentes dá para ter uma estimativa.

Há um mito de que adestrar gatos acaba por descaracterizar sua tão peculiar independência. Na verdade, o gato educado tem mais liberdade, porque sabe o que pode e o que não pode e circula livremente pela casa, sem precisar ser confinado o tempo todo para que não coma as plantas, ou para que não arranhe os móveis ou pegue a comida, etc.

Leitura complementar:
Ensinando o seu gato
Coisas que você precisa saber sobre os gatos
Saúde dos gatos

texto: Marcio Angelotti

Comentários do Facebook

About pozzana

One thought on “Cuidando de filhotes de gato

Comments are closed.