Curiosidades sobre gatos

Curiosidades sobre gatos

Curiosidades sobre gatos: Gatos são animais de fato misteriosos. A ciência não para de descobrir fatos curiosos sobre esses fascinantes felinos.

Eis uma lista com alguns fatos surpreendentes sobre eles.

Curiosidades sobre gatos

#1 : Gatos não ronronam só quando sentem prazer.

Donos de gato adoram ouvir seu animal de estimação ronronando. Mas a ideia de que os gatos ronronam porque estão felizes ou satisfeitos pode não ser inteiramente verdadeira.

Sim, eles ronronam quando estão sendo acariciados ou cuidando de seus gatinhos, mas também ronronam em situações estressantes.

• Interações dos gatos com humanos

Os pesquisadores descobriram que os gatos ronronam em frequências entre 25 e 150 Hertz, uma faixa de frequência que “pode melhorar a densidade óssea e promover a cura”. Segundo Leslie Lyons, professor da Universidade da Califórnia, gatos podem ronronar como uma forma de estimular seus ossos e músculos sem gastar qualquer energia significativa.

“Embora seja tentador afirmar que os gatos ronronam porque estão felizes, é mais plausível que o ronronar seja um meio de comunicação e uma fonte potencial de auto-cura”, disse Lyons à Scientific American.

#2 : Gatos são predadores mais eficientes que cães

Um estudo recente de mais de 2.000 fósseis mostrou que os membros da família dos felinos eram melhores caçadores e mais capazes de sobreviver do que seus colegas canídeos. O estudo, publicado na revista PNAS, descobriu que os gatos, tiram o máximo proveito dos recursos disponíveis.

Tanta habilidade para a caça, fez dos gatos um grande problema para a biodiversidade, uma vez que se alimentam com surpreendente facilidade dos animais silvestres. São também o maior predador da avifauna em todo o mundo (mais em Matadores de passarinho e Programados para matar).

Mais curiosidades sobre gatos

#3 : Gatos não sentem o sabor doce Curiosidades sobre gatos

Gato Vira-Lata

 foto: Rodrigo Basaure, Chile

Por mais estranho que possa parecer, gatos não são capazes de sentir sabores doces. Isso porque não tem receptores específicos para tal. Lembre-se que eles são 100% carnívoros.

Aí você pode se perguntar: “Puxa, mas ele adora leite condensado, sorvete, doce de leite…”. Amigo, se você der leite puro, ele vai gostar também, isto é, não é o açúcar que o atrai, é o leite!

No entanto, os cientistas ressaltam que os felinos conseguem provar sabores que nós não sentimos, como o da adenosina trifosfato (ATP), o composto que fornece energia a cada célula. :: Saiba mais em Alimentação dos gatos.

#4 : Gatos são os animais domésticos mais populares do mundo

Para os gatos terem um Feliz Natal

foto: Joe Parks

Não, não são mais os cães que detém esse título. Os gatos ganham com boa vantagem.

Estudos mostram que nos dez países com o maior número de gatos domesticados, há cerca de 204 milhões de felinos. Já nos dez países com mais cachorros, existem apenas 173 milhões de cães.

Estudos também apontam que a popularidade dos gatos só cresce em relação aos cães.

 

Comentários do Facebook

About pozzana