escovando o seu gato

Escovação de Gatos

Escovação de Gatos: Como você já deve ter percebido, seu gato elimina pela casa grande quantidade de pelos todos os dias. Especialmente nos dias mais quentes.

Esta sujeira indesejada pode ser reduzida drasticamente desde você passe a escovar seu gato com uma boa frequência. Cinco minutos de escovação diária é suficiente para a maioria dos gatos. No entanto, é bom que você saiba que a necessidade de escovação varia de acordo com a pelagem do seu gato.

Escovados. Escovação de gatos

Você vai notar que seus gatos passarão a eliminar muito menos pelos pela casa. 

 De maneira geral, gatos com maior volume de pelos precisam de mais escovação que os de pelo curto.

Escovação de Gatos

Escovação de Gatos: a escova ideal

Escovas como a da foto acima são recomendadas para gatos com pelagem média ou longa. São muito higiênicas e práticas.

As bolas de pelos: Os benefícios da escovação não param por aí. As indesejadas bolas de pelos que costumam parar no estômago do seu animal passam a ser eliminadas pela sua escova e não mais pela língua do gato. Além disso, os gatos normalmente adoram a hora de ser escovados.

Gatos são famosos por gastar uma quantidade considerável de tempo lambendo seus pelos para mantê-lo limpo. A verdade é que eles já fazem um belo trabalho de escovação, graças a sua língua especialmente adaptada. De qualquer modo, a escovação manual vai ajudá-lo muito nesse processo!

Nem sempre a tarefa de escovar o gato é fácil ou agradável. É comum que os gatos sejam manhosos, permitindo ser escovados somente no momento que estão se alimentando. Cada gato tem um comportamento peculiar com relação a escovação, mas felizmente, a maioria gosta do ato e é comum que comecem a relaxar e ronronar.

A língua do gato tem espinhos, que são chamadas papilas. Estas estruturas contêm queratina, que as torna rígidas para uma escovação eficiente.

Escovação de gatos / Língua do gato: macro

O gato faz uma ‘escovação’ com a língua adaptada. Mas vamos dar uma ajudinha? by Jennifer Leigh

Alguns gatos, principalmente gatos de pelagem longa, costumam regurgitar bolas de pelo. Estes tufos são geralmente em forma de salsicha. Bolas de pelo podem ser prevenidas com remédios que facilitam a eliminação do cabelo através do intestino, ou simplesmente com a escovação manual.

A escovação é mais que um carinho. É um tratamento de beleza e higiene facilmente acessível para você e seu gato.

Escovação de Gatos: Dicas

Existem diversos tipos de escova em pet shops. No entanto, até mesmo aquela sua velha escova de cabelos pode servir muito bem. As escovas de cerdas mais duras podem machucar, portanto lembre de escovar com suavidade.

Escove sempre no sentido da cabeça para a cauda.

Se o gato fizer manha e dificultar a escovação, seja paciente e tente um pouco diariamente. Procure entender qual é o melhor horário para escovar seu felino. Muita gente só consegue escovar seu gato quando ele está se alimentando. Pode funcionar pra vocês.

Eis aí uma boa oportunidade para estreitar ainda mais a sua relação de você com o seu animal.

Confira também o link (em inglês) com as Escovas mais indicadas para gatos.

Comentários do Facebook

About pozzana