Gato Persa

Gato Persa: Persa é uma popular raça de gato oriunda do Irã, antiga Pérsia.

Os gatos da raça persa estão entre os preferidos dos criadores. São considerados gatos de linhagem nobre e sua história está associada à aristocracia.

O gato persa

Gato persa de 1 ano ( Seal Lynx Point). foto: Aamer A. Wali

Os gatos persas são carinhosos e costumam escolher alguém da casa como o seu preferido.

 Para proprietários que gostam de gatos mais ativos, o persa não é recomendado, pois costuma ser um animal muito calmo.

O Garfield, estrela de uma das tirinhas mais famosas da história e que ganhou as telas de cinema, foi criado por Jim Davis inspirado em um gato persa. 

Esta raça requer mais cuidados do que a maioria das raças de gato. Isto porque os pelos do persa formam nós. Para os donos deste animal, é recomendável o hábito da escovação diária.

É recomendável também dar banhos para limpar a pelagem (sempre tomando cuidado com os olhos). O uso de talco sem cheiro evita ainda o acúmulo de gordura nos pelos.

Confira o vídeo abaixo, com um belo filhote de Persa.

História do gato persa

O viajante italiano Pietro della Valle (1586 – 1652) passou quatro anos na Pérsia (de 1617 a 1621) e trouxe os primeiros persas para a Europa, onde logo fizeram grande sucesso entre a aristocracia da época.

Fulmer Zaida, um gato persa e famoso campeão. foto: E. Landor

Em 1871, os persas dominaram o evento “British National Cat Show”, no Crystal Palace, em Londres. A cor azul era primeiramente a preferida. Os tons branco e preto também agradavam muito, porém eram gatos bem diferentes do persa atual.

A raça moderna, como a conhecemos, surgiu no século XIX, quando os gatos persas da Itália foram levados à Inglaterra. Lá foram cruzados com gatos da raça angorá. Adicionalmente, passaram por um “melhoramento genético” e ganharam novas cores e texturas na pelagem.

Aprendendo com os gatos

A raça foi intensamente desenvolvida graças ao grande interesse de entusiastas em todo o mundo, especialmente na Europa e nos Estados Unidos.

A raça moderna, como a conhecemos, surgiu no século XIX, quando os gatos persas da Itália foram levados à Inglaterra.”

Características do gato persa

Os persas em geral tem forte apego ao dono. foto: Beatriz da Camara Fernandes

Os persas são gatos muito procurados por pessoas que vivem em espaços pequenos, como apartamentos, pois seus miados são baixos e pouco comuns, além do fato desses animais apresentarem um forte apego ao seu dono. Os gatos persas são meigos e carinhosos.

Esse animal se caracteriza pela pelagem comprida e sedosa, com uma cabeça grande e redonda, orelhas pequenas e arredondadas com tufos de pelo no interior, olhos grandes e redondos de coloração vívida e patas curtas, porém musculosas. O padrão comum da raça apresenta focinhos achatados (flat face), porém alguns animais possuem focinhos um pouco mais alongados (doll face).

 A manutenção de sua pelagem é um muito trabalhosa, sobretudo devido a formação de nós ocorridos devido ao comprimento dos pelos.

O padrão de uma raça é determinado pelas associações que a representam. Assim sendo, existem pequenas variações de associação para associação. Abaixo podemos ver o padrão da FIFe (Federação Felina Internacional).

Tamanho: Médio a Grande – Os machos são maiores que as fêmeas, pesando de 4 a 5 kg, e as fêmeas de 3 a 4 kg.

  • O charme do gato persa. foto: Magnus Bråth

    Cabeça: De formato redondo, maciça, bem equilibrada, crânio largo. Testa arredondada, bochechas cheias.

  • Pelagem: Comprida, densa , de textura fina e sedosa (sem ser lanosa).
  • Olhos: Grandes, redondos e simétricos, bem separados, dando a face uma expressão mais aberta. De cor sólida, brilhante.
  • Patas: Grandes, redondas, sendo desejável tufos de pelos entre os dedos. 

Normalmente, nessa raça a cor branca associada a presença de olhos azuis está geneticamente relacionada a problemas de audição no animal. Os gatos brancos com apenas um dos olhos azuis pode ser surdo de apenas um ouvido, enquanto que os espécimes com ambos os olhos azuis acabam não possuindo nenhuma audição.

Para saber mais da história do Persa, visite o link do vídeo (em inglês): animalplanet.com/tv-shows/cats-101/videos/persian/

Comentários do Facebook