Gatos castrados

Gatos castrados

Gatos castrados: É sabido que gatos castrados passam por uma série de mudanças físicas e comportamentais após a castração.

No entanto, muitas pessoas não sabem que animais nessa condição podem precisar de uma alimentação diferenciada.  Vejamos informações valiosas sobre o assunto!

Gatos castrados

Gatos castrados

Um gato macho não castrado pode causar muito incômodo, não só na sua casa, mas em toda a vizinhança.  Eles marcam o território com uma urina com cheiro muito forte, se metem em brigas, ficam agressivos e se metem em muitos perigos.

Com a castração muitos desses problemas se acabam. Isso porque a testosterona, hormônio responsável pela agressividade e pela marcação com urina e outros comportamentos indesejados, é produzida principalmente nos testículos que são removidos.

•  Saúde do gato

Após a castração, uma série de mudanças físicas podem ser notadas. O animal pode ganhar peso e até ficar com aparência de “gato de madame”, com a pelagem maior. Porém eles tendem a ficar menos ativos e a ganhar peso. Por isso, mantenha seu gato ativo com brincadeiras.

Vantagens da castração

  • Gatos castradosUma vantagem evidente é evitar a fecundação das fêmeas que são capazes de dar a luz a centenas de gatos durante seu tempo de vida. Não há lugar para tantos gatos. O sacrifício é frequentemente a solução mais simples. Obviamente o correto é evitar o nascimento de tantos animais.
  • Com a cirurgia, esses felinos não terão mais câncer nos testículos e se meterão em menos brigas, evitando doenças.
  • A expectativa de vida de um gato não castrado não chega nem a 10 anos de idade enquanto a de um gato castrado é de 15 a 17 anos.

Lembre-se que fêmeas são esterilizadas e machos são castrados. É recomendada a cirurgia apenas a partir dos 6 meses para fêmeas e de 8 a 9 meses para os machos.

É interessante oferecer uma ração específica para gatos castrados. Assim, as chances do animal se tornar obeso são minimizadas e também ajuda a evitar cálculos renais.

Alguns tutores se sentem inseguros em castrá-los, por acharem que o procedimento pode ser doloroso e causar sofrimento ao seu animal. No vídeo abaixo veja como é simples e rápida a castração de um gato.

Este outro vídeo fala sobre as mudanças e cuidados para depois da castração.

Comentários do Facebook

About pozzana