Hidratação dos gatos

Hidratação dos gatos: Muitos gatos têm o mau costume de beber pouca água, exatamente como nós humanos fazemos. Isso é grave pois a desidratação é responsável pela morte de milhares de animais anualmente. Nesse artigo, dicas preciosas para você proteger o seu gato da desidratação!

Hidratação dos gatos

Hidratação dos gatos. foto: Dave Dugdale

Fora os casos de óbito, gatos que não bebem água como deveriam são propensos a terem complicações nos rins, um dos males mais comuns desses felinos. Se o seu animal está com sinais de desidratação ou cálculo renal, procure imediatamente o veterinário pois o animal pode estar em risco de vida.

Vômito e a diarreia levam rapidamente à desidratação. Fique atento aos sinais. Leia nesse link, um guia para saber se um gato está desidratado. Nesses momentos em que o o animal precisa ser hidratado, vale substituir a ração seca por alimentos enlatados ou ração em sachê, pois esses produtos chegam a ter 80% de água e eles adoram.

O truque do sachê

Se perceber que um gato está desidratado e, mesmo assim, não bebe a água oferecida, conte com o “truque do sachê”.

Coloque uma pequena quantidade de sachê ou carne macia em uma tigela. Em seguida, coloque um volume de água (mineral ou filtrada) pelo menos duas vezes maior do que o de carne. Esmague com um garfo a carne, dissolvendo-a parcialmente. Ofereça ao animal, que deve beber tudo prontamente. Repita sempre que julgar necessário. Se mesmo assim ele não beber, procure um veterinário imediatamente.

Para estimular o peludo a beber mais água, ofereça água sempre fresca.

Muitos são manhosos e só gostam de água da torneira, do aquário ou qualquer outro  que não seja a água filtrada que você oferece, como você vê no vídeo abaixo.

Dicas para a hidratação dos gatos: a tigela

Lembre-se de manter sempre tigela da água do gatos sempre limpa, limpando-a diariamente. O material deve ser de aço inoxidável, que também mantém a água mais fresca e protegida de bactérias. Não use nunca tigelas de plástico!

Sintomas da desidratação nos gatos

Se você notar que o seu animal está apático, examine-o imediatamente. Fique também atentos aos seguintes sintomas de desidratação em gatos: olhos, gengivas e língua seca, perda de peso, perda de apetite, respiração ofegante, Falta de elasticidade da pele ou batimentos cardíacos acelerados.

Vídeo :: gato bebendo água em câmera lenta. Hidratação dos gatos

Até para se hidratarem os gatos dão show!  🙄 

Comentários do Facebook