Higiene dos gatos

Higiene dos gatos: Os gatos são animais muito higiênicos, sendo que passam muitas horas por dia cuidando da limpeza de seus pelos.

Para isso, utilizam a superfície áspera de sua língua, especialmente adaptada para remover partículas de pó e sujeira. 

Higiene dos gatos

Posição de limpeza. by Dan Phiffer/flickr

Devido ao modo como tratam da sua higiene, lambendo-se e ingerindo muito pelos, os gatos eventualmente regurgitam esse material na forma de pequenas bolas contendo suco gástrico e material piloso. Para ajudá-los não somente na higiene, mas também para evitar que ingiram essas bolas de pelos, é importante fazer a escovação.

Graças ao fato de terem o bom hábito de se limpar, a maioria dos gatos de pelo curto não precisam tomar banho. E eles normalmente evitam o contato com a água. (saiba mais em Os gatos que amam água).

#video Gato se lambendo – Higiene dos gatos

Aprendendo com os gatos

Nem todos os gatos são bons de higiene e alguns tem menos hábito de se lamber. Se o animal não está limpo, temos o dever de ajudá-lo a tomar um banho. Algumas raças, principalmente as de pelos longos, precisam mais de higiene que os de pelos curtos.

Higiene dos gatos. by Evan Blaser

Outro aspecto característico da higiene desses felinos é o fato dele enterrar a sua urina e fezes, evitando assim que o cheiro denuncie sua presença a uma possível presa ou predador.

Com isso, quando o gato é criado em locais sem a presença de solo exposto, há a necessidade de se manter uma caixa com areia sanitária à sua disposição, sendo que instintivamente ele irá utilizá-la para o descarte de seus resíduos fisiológicos. Contudo, existem até gatos que usam o vaso sanitário.

Alguns fabricantes disponibilizam areias perfumadas para eliminar o cheiro forte que suas fezes poderiam deixar em um ambiente fechado (casas e apartamentos). No entanto, o que pode ser bom para humanos não é para o animal. Absorvente sem perfume e natural é o mais recomendado.

Comentários do Facebook