Matadores de passarinhos

Matadores de passarinhos: É difícil para nós acreditar que nossos amados felinos sejam implacáveis caçadores de passarinhos. Mas de fato eles são o maior inimigo das pequenas aves em todo o planeta. É o que sugere um estudo de uma renomada revista científica.

Matadores de passarinhos

Matadores de passarinhos. by Virginia State Parks

Não o fazem por crueldade, mas porque estão respondendo ao seu instinto primitivo de caçador. E é impressionante como são eficientes: se aproximam da presa em total silêncio e num salto já estão sobre o pobre animal. Conseguem até pegar aves em pleno voo, graças aos sentidos super aguçados!

Infelizmente os gatos não caçam somente aves, mas também mamíferos, répteis, anfíbios, entre outros animais. São predadores tão bons que os gatos domésticos são reconhecidos, no mundo todo, como uma das maiores ameaças globais à biodiversidade.

Gatos selvagens

 Por isso, é nosso dever limitar o acesso à rua. Por sinal, você não estará protegendo somente as aves, mas também os felinos, uma vez que fora de casa os gatos não serão alvo de maldades de humanos, envenenamento, doenças e muitos outros perigos que se escondem no exterior.

Ave em situação de perigo.

A castração de gatos de rua é a medida mais eficiente para reduzir o impacto sobre a população de aves e, claro, reduzir o número de gatos carentes nas cidades. Vamos cobrar isso das autoridades?

O instinto para caçar é muito forte no gato. Mesmo sendo bem alimentado, quase sempre obedecem aos instintos e tentam caçar pequenos animais.
É claro que os gatos, inteligentes como são, não possam entender que as aves também podem ser amigas. Especialmente quando acostumados desde jovens a presença dos penudos. É o que prova o vídeo abaixo.

Vídeo: gatos também podem ser amigos das aves

Um gato é um leão numa selva de pequenos arbustos”.
– Provérbio italiano :: mais em provérbios sobre gatos
Comentários do Facebook