O amor dos gatos por seus donos

O amor dos gatos por seus donos: A íntima relação entre os gatos e seus ‘donos’ é muito mais complexa do que se pensava antigamente. Contamos aqui um pouco dessa rica história que começou há cerca de 9000 anos atrás.

Pra ilustrar essa harmonia entre espécies, um vídeo com imagens emocionantes de humanos e seus felinos.

O amor dos gatos por seus donos

Os gatos eram selvagens e ariscos, mas milhares de anos de domesticação transformaram o gato doméstico em um companheiro sensível e afetuoso. Um animal para ser amado. 

Segundo um estudo contemporâneo publicado na respeitada revista científica Behavioural Processes, a ligação entre gatos e seus donos depende diretamente da personalidade, sexo e idade de ambos, dos sentimentos pontuais e do tempo de convivência entre os dois – características típicas dos relacionamentos entre seres humanos.

Um humano e seu gato foram sepultados juntos há 9500 anos na ilha mediterrânea de Chipre. Tal fato já evidenciava uma provável domesticação dos gatos selvagens. O mais interessante é que tal fato ocorreu a quase 4.000 anos antes dos antigos egípcios. 

O amor dos gatos

Gatos e seus donos: uma história milenar

O amor dos gatos por seus donos

Quando as populações humanas deixaram de ser nômades, a vida das pessoas passou a depender substancialmente da agricultura. A produção e armazenamento de cereais, porém, acabou por atrair roedores. Foi nesse momento que os gatos vieram a fazer parte do cotidiano do ser humano.

Por possuírem um forte instinto caçador, esses animais espontaneamente passaram a viver nas cidades e exerciam uma importante função na sociedade: eliminar os ratos e camundongos, que invadiam os silos de cereais e outros lugares onde eram armazenados os alimentos.

Registros encontrados no Egito, como gravuras, pinturas e estátuas de gatos, indicam que a relação desse animal com os egípcios data de pelo menos 5 000 anos. Nessa época eram venerados como divindades e tratados como membros da família.

A história do gato também está ligada a muitas outras civilizações antigas. Na China, por exemplo, o gato era popular na dinastia Han, cerca de três mil anos atrás.

 

Comentários do Facebook