O sexo dos gatos

O sexo dos gatos

O sexo dos gatos: O gato apresenta vários ciclos reprodutivos ao longo do ano, que podem durar de 4 a 7 dias. Durante esse período, as gatas miam mais frequentemente e vários gatos podem lutar por uma mesma fêmea no cio e o vencedor ganha o direito de copular.  😎

O sexo dos gatos

Ainda que a fêmea, a princípio, rechace a relação sexual, ela normalmente acaba aceitando o macho. Depois da cópula, a fêmea se limpa e pode ficar muito violenta até que termine todo o ato do acasalamento, uma vez que o ciclo pode se repetir. As gatas podem ter cada óvulo fecundado por um macho diferente, tendo assim, na mesma ninhada, filhotes de pais diferentes.

O amor dos gatos

O sexo dos gatos: curiosidades da reprodução dos gatos

As gatas alcançam a maturidade sexual entre 4 a 10 meses de idade, e os gatos entre 5 a 7 meses após o nascimento. A gestação dura de 63 a 65 dias, aproximadamente e pode gerar de um a oito filhotes.

Os recém-nascidos devem manter-se com a mãe por 60 dias, já que então o gatinho já terá recebido os nutrientes necessários. Separá-los antes desse período seria um erro, devido à possibilidade de que eles morram por falta de alimentação adequada.

A cópula pode ocorrer várias vezes ao longo de um ano e o cio dura aproximadamente uma semana. O macho procura cercar a fêmea, que tenta resistir ao máximo à cópula. Se o macho é hábil, ele conseguirá mordê-la na parte posterior do pescoço, imobilizando-a. Até conseguir isso, é comum que os dois soltem miados altos, diferentes do miado usual.

A penetração é dolorosa. A cópula estimula o início do processo de ovulação das fêmeas: elas têm sensores nervosos que, com a dor, ativam o processo. Desse modo, poucos óvulos são perdidos.

O sexo dos gatos: castração

O sexo dos gatos

O sexo dos gatos. foto: muppaphone/flickr

Recomenda-se castrar os gatos machos antes que eles comecem a marcar o território com jatos de urina. Isto evita que eles mantenham esse comportamento.

Os gatos se reproduzem com grande facilidade. Fêmeas são capazes de dar a luz a centenas de gatos durante seu tempo de vida. Não há lugar para tantos cães e gatos. O sacrifício é frequentemente a solução mais simples. O correto é evitar o nascimento de tantos animais.

A castração também aumenta significativamente a expectativa de vida desses animais, uma vez que reduz o interesse do animal por fugas noturnas e também o risco de incidência de câncer de testículos e ovários.


“Gatos são destinados a ensinar-nos que nem tudo na natureza tem uma função”

    – Garrison Keillor :: mais frases sobre gatos

Link complementar: Cats Mating and Reproduction (em inglês). ::  fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook

About pozzana