Os gatos sabem falar: É tolice pensar que os gatos não sabem se expressar. Eles sabem usar muito bem a linguagem corporal e fazem uso dos miados para passar seus sentimentos. (foto: Margareth Koizumi)
Os gatos sabem falar

Os gatos sabem falar. Foto: Margareth Koizumi
Tudo bem que eles não usam palavras como nós, mas se você observar com atenção, verá que seu gato tem um miado específico para cada situação. Por exemplo: o miado para pedir comida será diferente daquele para pedir carinho ou atenção.
Na verdade, esses magníficos animais tem centenas de vocalizações para dizer aos humanos o que eles querem ou precisam. Você pode facilmente usar o tom de voz mais alto para expressar amizade e um mais grave para descontentamento. Eles são muito sensíveis e sempre entendem bem o tom de voz.
Os gatos que usam o vaso sanitário
Jamais grite com um gato, muito menos puni-lo fisicamente. Isso só fará com que o animal perca a confiança em você. Para demonstrar insatisfação, use somente o tom de voz elevado. O gato perceberá isso e sentirá o seu descontentamento.
Os gatos sabem falar não só através da vocalização, eles usam e abusam da linguagem corporal.
A cauda, por exemplo, transmite diversos sentimentos pelo posicionamento e o movimento. A cauda agitada pode indicar sentimentos de concentração ou nervosismo. Quando a cauda está para baixo, enfiada sob a parte traseira mostra que o animal está com medo (o mesmo vale para cães). Quando vibram a cauda demonstram estarem animados e felizes por estar na nossa presença.
Esses são apenas alguns dos muitos recursos na comunicação dos gatos.
Entender o sentimento do(s) seu(s) gato(s) é o primeiro passo para uma amizade plena entre você e seu animal. Pense nisso!
Leia também: Como se comunicar com seu gato