Por quê meu gato faz xixi na minha cama?

Por quê meu gato faz xixi na minha cama?

Por quê meu gato faz xixi na minha cama?: Pode haver várias razões pelas quais o seu gato urina em sua cama. Quando um gato urina em qualquer lugar diferente da caixa de areia, o primeira coisa que o proprietário deve fazer é deixar o veterinário fazer um exame físico e testes diagnósticos, incluindo exame de urina para investigar o problema.

Quando ele tem uma infecção da bexiga, por exemplo, o seu gato pode associar dor ou desconforto com a caixa de areia, ele pode então escolher outro local para urinar. Se o exame de urina e outros testes forem normais, então precisamos investigar porquê o felino urina na cama do dono.

Por quê meu gato faz xixi na minha cama?

Muitas vezes o gato tem esse comportamento devido a algum problema relacionado à ansiedade. Nesses casos, é preciso identificar os o que está estressando o animal.

Por quê meu gato faz xixi na minha cama?

Por quê meu gato faz xixi na minha cama?

A caixa de areia pode estar em um local da casa que o gato não se sente à vontade para urinar, ou, mais frequentemente, quando a caixa não é limpa o suficiente para o felino.  A caixa também não pode ser pequena demais. Por fim, lembre-se que cada gato deve ter uma caixa exclusiva – em outras palavras, se você tem cinco gatos, o ideal é que você tenha cinco caixas de areia. 

• Higiene dos gatos

Escolha um lugar com pouco trânsito de pessoas para colocar a caixa de areia. Você não gosta de um lugar reservado para fazer as suas necessidades? Os gatos também!

Questão social? Por quê meu gato faz xixi na minha cama?

Ou será que estamos lidando com uma questão social – tensão no relacionamento com o proprietário ou com outro gato ou animal de estimação em sua casa?

Alguns gatos urinam na cama dos seus donos se os proprietários se ausentam por muito tempo. É  uma forma de um gato expressar o quão infeliz ele tem sido na sua ausência.

• 10 dicas para aliviar o estresse do gato

Um gato pode urinar no lado da cama da pessoa com quem o gato tem um conflito ou se o proprietário traz para casa um novo parceiro(a) que o gato ainda não reconhece. O gato não está sendo “vingativo” – é simplesmente reconfortante para o animal essa mistura de odores. A coisa importante a ter em mente é que o seu felino está simplesmente tentando lhe dizer alguma coisa, e cabe a você, com a ajuda adequada, tentar descobrir o que é.

Se você não está conseguindo determinar a origem do problema e o mais importante, fazer o gato interromper esse comportamento indesejado, a nossa dica é fechar a porta ou forrar a cama com um plástico grosso. Isso vai proteger a cama da urina e muitas vezes já basta para que o gato não se sinta a vontade para urinar ali. Remova o plástico quando achar que o animal já está “educado”.

Comentários do Facebook

About pozzana