saúde do gato

Saúde do gato

Saúde do gato: O gato é um animal biologicamente forte. Existem no entanto, algumas precauções primárias para mantê-los saudáveis.

Se você acaba de adquirir um gato, recomendamos que leve-o ao veterinário, se possível antes de levar o animal para o lar. O doutor irá vacinar o gato e o examinará para constatar o seu estado de saúde.

Saúde do gato

É importante que você tenha alguns conhecimentos básicos sobra a alimentação dos gatos, fator primordial para que seu animal esteja sempre saudável. É bem fácil — mas nem sempre barato — fornecer tudo o que seu gato precisa.

saúde do gato

“É bem fácil fornecer tudo o que seu gato precisa.”. foto: osgatos.com.br

A escolha do veterinário deve ser cuidadosa pois dele dependerá a saúde e bem-estar do seu gato.

O veterinário também estará apto a realizar cirurgias, aplicar vacinas, tirar radiografias, fazer diagnósticos de doenças, receitar medicamentos e outros cuidados importantes.

É importante levar seu gato para exames periódicos. Consulte o seu profissional quanto a frequência com que você deve levar o animal ao consultório. A higiene bucal também é recomendável para prolongar a vida de gatos e cães.

A obesidade felina é outro problema sério capaz de originar uma série de doenças. Seu animal deve fazer exercícios regulares e ter uma alimentação adequada.

Os gatos domésticos não gostam de se afastar de seu território. Por isto, pode ser conveniente chamar o veterinário em sua casa, especialmente se você tem mais gatos para serem atendidos, mas lembre-se que a consulta domiciliar costuma sair bem mais cara, além do profissional contar com maior aparelhagem em seu consultório.

O estresse é um vilão silencioso, afetando muitos gatos sem que os donos tenham ideia do problema. Se um gato se lambe excessivamente ou defeca fora da caixinha, isso pode ser um sintoma. Leia mais em dicas para aliviar o estresse do gato.

Um gato de oito anos está entrando na velhice pois a idade equivale a de um humano de 60 anos. Leia os cuidados especiais no artigo envelhecimento dos gatos.

Saúde do gato: sintomas de doenças

saúde do gato: Brincando com o gato

Procure manter seu gato ativo. Reserve um tempo para brincadeiras

Caso o seu gato apresente um dos sintomas abaixo, leve-o imediatamente para o veterinário.

saúde do gato: escovação

A escovação não deve ser desprezada. É uma força na higiene de seu gato e da sua casa.

  • Perda de apetite por tempo prolongado (dois dias ou mais)
  • Pelagem opaca e manchada ou com pelagem rala ou falha
  • Diarréia prolongada
  • Áreas do corpo com caroços ou inchaços.
  • Tosse e espirros frequentes
  • Vômitos frequentes
  • Olhos vermelhos e lacrimejantes

Primeiros Socorros:

Acidente – Um método bom de socorro é enrolar o gato delicadamente em um cobertor para fazer o transporte até o veterinário mais próximo. Se a ferida for grave, tente antes estancar o sangramento pressionando a ferida com bandagem.

Saúde do gato: Sinais alarmantes e medidas urgentes

saúde e beleza

Saúde e beleza estão intimamente ligados.

Envenenamento – Se o seu gato ingeriu algum tipo de material venenoso como o pigmento de pintura, insetos peçonhentos, chumbinho, pesticidas e etc., leve-o imediatamente ao veterinário para iniciar o tratamento.

Insolação – Leve o gato para um lugar fresco e dê a ele pequenas quantidades de água, devagar e pausadamente.

Estado de choque – Geralmente acompanha um machucado grave e baixa temperatura corporal e pulsação e respiração fracos.
Cubra o animal para mante-lo aquecido e leve-o para o veterinário

Fraturas – Coloque cuidadosamente o seu gato em uma tala, em seguida leve-o para o veterinário. Geralmente o osso quebrado é o da perna e um pequeno pedaço de madeira firme será suficiente para manter a região da fratura firme até ser atendido por um especialista.

Mantenha seu felino vacinado e vermifugado sempre que houver necessidade. Quem ama cuida!

Comentários do Facebook

About pozzana