American Shorthair. Gato de pelo curto americano

American Shorthair

American Shorthair: O Shorthair americano (ASH) ou Pelo Curto Americano, é uma raça provavelmente descendente de gatos europeus trazidos para a América do Norte pelos primeiros colonos para combater camundongos e ratos.

O Pelo Curto Americano é uma verdadeira raça de trabalho. É conhecida pela sua longevidade, saúde, docilidade com crianças e cães, além da sua beleza e temperamento quieto.

American Shorthair (Pelo Curto Americano)

De acordo com a Cat Fancier’s Association, em 2012 a American Shorthair destacou-se como a sétima raça de gato mais popular nos Estados Unidos.

História da raça American Shorthair

Os American Shorthair ganharam popularidade por sua beleza e porte atlético. foto: Nickolas Titkov

Quando colonos europeus migraram para a América do Norte levaram muitos gatos a bordo dos navios para proteger os alimentos dos ratos. Muitos destes gatos desembarcados no Novo Mundo foram cruzados e desenvolveram características especiais adaptando-se a sua nova vida e clima.

No início do século 20, um programa de reprodução seletiva foi criada para desenvolver as melhores qualidades desses gatos.

Originalmente conhecida como o Shorthair doméstico, a raça foi renomeada em 1966 para o “American Shorthair ” para melhor representar sua origens americanas e para diferenciá-lo de outras raças de pêlo curto.

Tanto a raça American Shorthair e as raças dela derivadas, são chamados ocasionalmente “gatos de trabalho” porque eles foram usados ​​para controlar populações de roedores, por exemplo, em navios e fazendas.

Características da raça American Shorthair

foto: lisa cee (Lisa Campeau)

• Muito atlético, o Shorthair americano tem um corpo forte e musculoso e grande.

• Os American Shorthair são gatos fáceis de cuidar, saudáveis​​ e de temperamento tranquilo, carinhoso com os donos e sociais com estranhos.

• Sua pelagem é curta, e de textura dura. Variações na grossura dos pelos são permitidas de acordo com a região e estação do ano. A pelagem é densa o suficiente para proteção do tempo, frio e cortes superficiais na pele.

O Shorthair americano é reconhecido em mais de oitenta diferentes cores e padrões. Os machos são significativamente maiores do que as fêmeas, pesando onze a quinze quilos quando adulto. As fêmeas maduras pesam de oito a doze quilos.

• É conhecido também como “garoto-propaganda’ da marca de ração Whiskas.

• Como a maioria das raças de gato, quando bem cuidados, podem viver mais de 15 anos.

“O Shorthair americano é reconhecido em mais de oitenta diferentes cores e padrões. Os machos são significativamente maiores do que as fêmeas, pesando de onze a quinze quilos quando adultos.”

Comentários do Facebook