As sete vidas dos gatos

As sete vidas dos gatos: De acordo com um mito existente em diversas culturas, os gatos possuem sete ou nove vidas. Esta lenda surgiu em decorrência da habilidade que esses felinos possuem para escapar de situações que envolvam risco à sua vida.

As sete vidas dos gatos

Outro fator também responsável por essa crença é que, ao caírem de grandes altitudes, os gatos quase sempre atingem o solo apoiados sobre as quatro patas. Isso ocorre em função de possuírem um apurado senso de equilíbrio, permitindo-lhes girar rapidamente usando a cauda como contrapeso.

Gatos gostam de viver perigosamente

As sete vidas dos gatos

Quando abandonados em áreas remotas, distantes da sociedade humana, filhotes de gatos podem adaptar-se ao meio de vida selvagem, passando a caçar pequenos animais para sobreviver.

Isso faz com que eles sejam frequentemente vistos como animais resistentes, dotados de várias “vidas”. Entretanto, a expectativa de vida de um gato de rua é de apenas 3 anos. Já um gato cuidado por humanos pode superar os 20 anos de idade.

Mas, ainda que seja impossível apontar a origem exata dessa lenda, acredita-se que ela esteja ligada à Idade Média, quando se imaginava que as bruxas se associavam aos gatos, principalmente aos pretos.

Gato em situação de perigo. foto: Hisashi

Em 1584, no livro Beware the Cat (Cuidado com o gato), o escritor inglês William Baldwin dizia que “é permitido às bruxas possuírem o corpo do seu gato por nove vezes”. Outro inglês, John Heywood, reuniu, em 1546, uma coletânea de provérbios, dos quais um dizia que “a mulher, assim como o gato, tem nove vidas”. Um outro provérbio inglês diz: “O gato tem 9 vidas, com 3 ele brinca, 3 ele perde e com 3 ele fica”. Já os árabes e turcos nada tinham contra os gatos (Maomé vivia cercado deles) e seus provérbios falam em sete vidas.

É provável que tenham passado essa versão para espanhóis e portugueses na ocupação da Península Ibérica pelos mouros – que teve início no Século VIII e durou quase 800 anos. A partir de Portugal, o mito das sete vidas felinas logo chegou ao Brasil, onde é muito popular.

fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook