Bobtail Japonês

Bobtail Japonês: O nome Bobtail vem da expressão bobbed tail, que significa cauda cortada. De fato ele possui uma cauda com no máximo 8 ou 10 cm de comprimento.

Bobtail Japonês

O Maneki-neko é uma figura comum japonesa normalmente feita de cerâmica, um amuleto da sorte e talismã, inspirado no Bobtail. 

Temperamento

Amigável e com muita personalidade, essa raça é companheira e muito inteligente.

Curioso e afetuoso, não tem dificuldade de ambientação e se adapta tanto à vida em apartamento quando ao ar livre. De comportamento educado, é um perfeito companheiro de estimação.

Embora muito popular no Japão, o Bobtail é ainda pouco conhecido no resto do mundo. Fora a notória cauda pequena, sua coloração é também uma característica bastante significativa, pois tem o formato escama-de-tartaruga e as manchas podem ser pretas avermelhadas e brancas.

Maneki Neko. 

A clássica imagem da estatueta (foto ao lado) é inspirada no Bobtail japonês acenando com uma pata.  O maneki-neko é também chamado de gato acolhedor, gato afortunado, gato do dinheiro, gato feliz, gato acenando, entre outros. É amplamente usado nas casas japonesas para trazer boa sorte ou para decorar a casa. 

O Maneki Neko também é muito exibido na entrada de lojas, restaurantes e outras atividades comerciais. 

Bobtail Japonês: Origem e história 

O Bobtail Japonês é amigável. Eis um com a típica “cauda de coelho”. foto: Wikipedia Japan

Gatos com caudas reduzidas estão bem documentados em várias partes da Ásia: os genes responsáveis por essa mutação foram provavelmente introduzidos com os primeiros gatos levados da China para o Japão há cerca de 1.000 anos.

Os gatos asiáticos com caudas curtas e eriçadas podem compartilhar uma ancestralidade comum com o Bobtail Japonês, mas não existe ligação nenhuma entre o Bobtail e o Manx. Atualmente, sabe-se apenas que ocorreram mutações inteiramente distintas.

Um gato cheio de amor pra dar

No Japão, seu país de origem, possui uma extensa história.

Embora o Bobtail tenha raízes no extremo Oriente do século VII, apenas recentemente os japoneses se mostraram interessados em expor esta raça.
Foram os americanos, no final da década de 1960, os principais responsáveis pela sua divulgação. Contudo, esta raça ainda é considerada rara.

Bobtail Japonês: características

Como você já deve saber, a característica mais evidente no Bobtail é a cauda diminuta.

Em relação as cores do Bobtail Japonês, as mais apreciadas são as variedades na cor preta, branca e vermelha, seja em cor única ou nas combinações bicolor ou tricolor. Estas são conhecidas no Japão como por Mi-ke (feliz).

São aceitos também os Bobtails de cores diferentes, desde que o desenho da pelagem não seja como os do Siamês ou do Abissínio.

Um Manx 

“Embora o Bobtail tenha raízes no extremo Oriente do século VII, apenas recentemente os japoneses se mostraram interessados em expor esta raça. Foram os americanos, no final da década de 1960, os principais responsáveis pela sua divulgação. “

Com corpo esguio, mas dotado de boa musculatura, o Bobtail Japonês é um gato muito elegante.

As suas pernas são compridas, sendo que as traseiras maiores do que as dianteiras.

Possui pêlos de comprimento médio, macios como seda, mas resistentes. A cauda possui no máximo 8 ou 10 cm de comprimento. Esta, mantida em posição curva, parece inexistente, como nos coelhos.

Para saber mais (em inglês) – Japanese Bobtail Introduction – TICA

Comentários do Facebook