Burmilla

Burmilla: A raça, provavelmente uma das mais recentes no universo felino, procede de um cruzamento acidental ocorrido no Reino Unido, em 1981, entre um Persa Chinchilla e uma Birmanesa Lilac. Em 1984, alguns exemplares foram exportados para a Dinamarca. A raça foi reconhecida pela FIFE em 1994.

Burmilla

Características da raça

Um belo exemplar macho da raça Burmilla. foto: David Johnson

A cabeça tem forma suavemente arredondada, com distância média entre as orelhas, larga na altura das sobrancelhas e da mandíbula e que acaba bruscamente no queixo, em forma de cunha. A ponta do nariz e o queixo devem estar em linha. Os machos tem bochechas mais largas.

Com exceção dos vermelhos, creme e casco de tartaruga, os Burmillas tem o nariz vermelho tijolo, com linhas escuras moldurando o nariz e os olhos. 

  • Orelhas de tamanho médio a grande, largas na base, com pontas ligeiramente arredondadas.
  • Olhos grandes, ligeiramente oblíquos, linha inferior bem encurvada, de qualquer tom de verde, normalmente claro. Corpo: de tamanho e comprimento médios, peito arredondado.
  • Dorso reto. Cauda de média a longa, medianamente grossa na base e terminando em ponta ligeiramente arredondada.
  • Pelagem: Pelo curto, denso, sedoso e liso.
  • Cor: tem aparência de um gato branco com véu versátil de cor escura. Quando a cor está restrita somente à ponta do pelo, diz-se que o gato é “tipped”.

Um exemplar cinza. foto Austinminers/Wikipedia

Se a parte escura se estende mais (no máximo até a metade do pelo), o gato é “Shaded”. Além desses, há “Mantos Agouti”, com padrões “Mackerel” e “Brotched”.

As cores podem ser branco ou prata com preto, azul, chocolate, vermelho, creme, Lilac e casco de tartaruga. As combinações das diferentes marcas e cores dão mais de 40 mantos diferentes.

De caráter afetuoso, inteligente e sociável, tanto com outros gatos quanto com as pessoas, o Burmilla adapta-se bem a um apartamento, principalmente se tiver terraço.

O valor normal de venda de um gato Burmilla está acima de R$1.000,00.

“Os machos tem bochechas mais largas. “

Burmilla de pelo longo

Já o animal de pelo longo, nasceu do cruzamento do Burmilla com o Chinchilla no Reino Unido.  Agora a raça passa pelo processo de aprimoramento e fixação dos padrões, até que seja reconhecida oficialmente como uma raça distinta e não apenas como mera variação do Burmilla.

Burmilla – Cuidados especiais:

Esta raça não requer cuidados especiais, mas escovação e banhos ocasionais são desejáveis. 

O Burmilla é bastante saudável e apesar de não haver muitos casos na raça, é importante estar atento a problemas renais, bastante frequente nos Persas, raça da qual descende.

Burmilla – Dados gerais

País de origem: Grã-Bretanha.
Ancestrais: Burmês X Persa Chinchilla.
Ano de Origem: 1981.
Temperamento: Ativo e amistoso.
Tipo de pelo: Longo ou curto, fino, macio e denso

 

Comentários do Facebook