Características genéticas dos gatos

Características genéticas dos gatos: O gato apresenta 38 cromossomos e são conhecidas cerca de 200 patologias associadas, muitas delas comuns aos seres humanos.

O projeto “Genoma do Gato”, do Laboratory of Genomic Diversity, pretende desvendar o seu genoma.

Características genéticas dos gatos

Existe uma crença comum de que os gatos brancos de olhos azuis são surdos, a não ser que tenham um olho de cada cor, característica conhecida como heterocromia, cujos portadores são denominados gatos de olhos ímpar.

Isto está certo em parte, já que há uma maior probabilidade de gatos com essas características físicas serem também surdos, mas este fato não é determinante.

Características dos gatos

Características genéticas dos gatos

A cor branca do gato se deve à ausência de melanina em sua pele e pelos. Há quatro modos de um gato ser da coloração branca “sólida”: ser homozigótico para o alelo ca (albino de olhos azuis); ser homozigótico para o alelo c (que é albino de olhos vermelhos); ser homozigótico para o alelo S (mancha branca); ou possuir o alelo w (do gene branco dominante) no seu cariótipo.

O gene da surdez é próprio dos gatos brancos, chama-se alelo w, e é o causador da coloração branca e da surdez nos gatos. Nem todos os gatos brancos são surdos, só o são os que apresentam o tal gene. O gene w faz com que o gato seja branco, ainda que seus genes digam que ele é um gato escuro; este gene tem a peculiaridade de “mascarar” o resto das colorações para fazê-los brancos. Além disso, estes gatos só tem os olhos azuis ou verdes.

Sentidos dos gatos

A doença do Rim Policístico (PKD), é hereditária e está associada a certas raças de pedigree, como o persa (calcula-se que 40% deles tenham a doença), porém esta pode surgir em qualquer raça. Eis alguns outros exemplos de doenças hereditárias em gatos: Cardiomiopatia hipertrófica,
Asma felina, Atrofia progressiva da retina, Amiloidose, Deficiência em piruvato kinase dos Abissínios e Somalis.
Espinha bífida do Manx

Para os animais afetados por doenças hereditárias é recomendada a imediata castração, uma vez que é uma doença hereditária. 

fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook