Colar elizabetano. Como tratar feridas em gatos:

Como tratar feridas em gatos

Como tratar feridas em gatos: Se seu gato se ferir, não cuide do machucado do mesmo modo que faria com você mesmo. As características da pele do felino são diferentes. Além disso, ele provavelmente irá lamber o local afetado, podendo ingerir o desinfetante que você usou.

Para cortes profundos, leve o animal imediatamente para o veterinário de sua confiança!

Como tratar feridas em gatos

Guia para tratar cortes superficiais em gatos

Mesmo uma pequena ferida pode ser “porta de entrada” para bactérias que podem fazer com que o machucado inflame perigosamente, ou que o animal pegue uma doença fatal. Se você não tiver como desinfetar, ao menos faça uma limpeza para minimizar as chances de infecções.  

#1 – Limpar / Como tratar feridas em gatos

A vet conta com ajuda de um funcionário. foto: Jeffrey Beall

Em primeiro lugar lave bem as mãos com água e sabonete e seque com papel toalha.

 Se o lugar afetado tiver muitos pelos, é recomendável remover cuidadosamente os pelos da região circundante, para melhor higienizar.

Em seguida procure lavar com soro fisiológico a ferida. É recomendável usar uma gaze nova embebida no soro para eliminar quaisquer restos de sujeira. Observe atentamente se não ficou nenhum corpo estranho no corte. Repita a operação se for necessário.

• Saúde do gato

#2 – Desinfetar / Como tratar feridas em gatos

Em seguida vamos desinfetar a ferida com iodo diluído em água. Não se usa o iodo puro, porque o pH da pele dos felinos é diferente do dos seres humanos.

Colar elizabetano.

Passe delicadamente na ferida uma gaze embebida na solução de iodo diluído, na proporção de nove partes de água para uma parte de iodo, até que o líquido fique amarelado.

Você pode reaplicar a solução uma vez ao dia, até observar a cicatrização. Se a ferida não estiver fachando, peça para o veterinário examinar. Ele pode indicar uma pomada cicatrizante especialmente desenvolvida para gatos. 

Se o gato, ou um outro animal da casa estiver lambendo muito a ferida, pode ser necessário adquirir um colar elizabetano para permitir a cicatrização. Não hesite em consultar o veterinário.

 

Comentários do Facebook