Comportamento dos gatos

Comportamento dos gatos: O temperamento dos gatos depende de cada animal, do momento do dia e até mesmo das condições climáticas. Enquanto um felino pode ser muito sociável, o outro pode ser completamente arisco devido a diversos fatores.

Comportamento dos gatos

Briga de gatos. Comportamento. by MagAloche/wiki

Os gatos de pelo curto tendem a ser mais magros e fisicamente mais ativos, enquanto os gatos de pelo comprido tendem a ser mais pesados e letárgicos. Entretanto, a maioria dos gatos partilha um mesmo comportamento: são muito curiosos. Não é por acaso que existe um dito popular que diz “A curiosidade matou o gato”.

Porque gatos esfregam a cara em tudo

Quando abandonados em áreas remotas, distante da sociedade humana, filhotes de gatos podem converter-se ao meio de vida selvagem, passando a caçar pequenos animais para sobreviver. A expectativa de vida de um gato de rua é de apenas três anos. Já um gato que seja cuidado por humanos pode superar os 20 anos de idade.

O gato no estado selvagem é um animal muito social, chegando a estabelecer colônias mais ou menos hierarquizadas, todavia, as brigas e disputas são frequentes, uma vez que os recursos são escassos. Possui um instinto natural de caça. Mesmo quando domesticados, os machos tendem a marcar o seu território com urina.

Os gatos possuem um cérebro bastante evoluído, sendo capazes de sentir emoções. Podem sofrer diversos distúrbios psicológicos, tais como estresse e depressão. Assim como um ser humano, quando estressados, tendem a ter um comportamento neurótico.

Esses animais costumam copular somente quando a fêmea entra no cio. Leia sobre o comportamento sexual em o sexo dos gatos.

Temperamento

Comportamento dos gatos. by Peter Trimming

As fêmeas apresentam um temperamento variável: podem simular ignorar seu dono, dar atenção a ele ou ronronar.

O comportamento dos gatos depende de cada indivíduo, do momento do dia e até mesmo das condições climáticas. Enquanto um felino pode ser muito sociável, o outro pode ser completamente arisco.

O temperamento dos filhotes varia conforme a ninhada e a socialização.

Veja e ouça gatos ronronando

Alguns gatos ficam agitados e aversos ao contato com humanos à noite. Ainda é possível observar que alguns desses animais ficam agitados quando uma tempestade está por vir, outros adotam uma posição defensiva, em que ficam deitados com as patas recolhidas, aguardando o início da chuva.

Em algumas ocasiões, um gato filhote pode apresentar variações de energia, ficando algumas vezes mais calmo, outras mais agitado. Gatos adultos mantêm-se calmos por mais tempo que gatos pequenos.

Por fim vemos que o gato é um animal bastante sensível e complexo. Seu comportamento é muito variável devido ao seu cérebro desenvolvido e as diversas condições em que pode ser criado.

fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook