envenenamento

Envenenamento

Envenenamento: Além de perigos óbvios, tais como raticidas, inseticidas e herbicidas, os gatos podem ser envenenados por muitos produtos químicos que geralmente são considerados seguros pelos seus tutores humanos, porque seus fígados são menos eficazes em algumas formas de desintoxicação do que os de muitos outros animais, incluindo seres humanos e cães.

Envenenamento

Infelizmente milhares de gatos ainda morrem vitimados pelo chumbinho, popular veneno para ratos. A morte é lenta e dolorosa. Todavia, existem muitas outras substâncias que podem matar ou intoxicar o seu animal

As sete vidas dos gatos

Os gatos podem ser particularmente sensíveis a poluentes ambientais. Quando um gato tem uma doença súbita ou prolongada sem qualquer causa óbvia, é possível que tenha sido exposto a uma toxina.

Envenenamento de gatos por medicamentos

envenenamento

Muitos medicamentos humanos nunca devem ser dados aos gatos. Por exemplo, o analgésico paracetamol (ou acetaminofeno, vendido como Tylenol e Panadol) é extremamente tóxico para gatos: mesmo em doses muito pequenas o animal precisa de tratamento imediato ou pode ser fatal. Mesmo a aspirina, que é por vezes usada para tratar a artrite, em gatos, é muito mais tóxico para eles do que para humanos e devem ser administrados com cuidado.

Do mesmo modo, a aplicação do minoxidil (Rogaine) para a pele de gatos, acidentalmente ou não, tem sido, por vezes fatal. Os óleos essenciais podem ser tóxicos para os gatos. Existem casos relatados de doenças graves causadas por óleo da árvore do chá (Melaleuca alternifolia), incluindo tratamentos de pulgas e shampoos que o contenham. 

Envenenamento de gatos por produtos domésticos

Outras substâncias domésticas comuns e que devem ser usadas com cautela incluem a naftalina e outros produtos similares. Produtos à base de fenol (por exemplo Pinho-Sol, Dettol / Lysol ou hexaclorofeno) são muitas vezes utilizados para a limpeza e desinfecção perto de gatos ‘áreas ou caixas de areia alimentar, mas estes, por vezes, podem ser fatais.

O etileno glicol, usado frequentemente como um anticongelante automotivo, é particularmente atraente para os gatos, e tão pouco quanto uma colher de chá pode ser fatal.

Alguns alimentos humanos são tóxico para gatos. O chocolate, por exemplo, pode causar envenenamento por teobromina. Grandes quantidades de cebola ou alho também são tóxicos para gatos.

Muitas plantas de casa também são perigosos, como o Philodendron, Comigo-ninguém-pode e o lírio (Lilium longiflorum), o que pode causar danos permanentes nos rins e risco de vida.

A única maneira segura de evitar envenenamentos é manter o seu gato no ambiente doméstico e evitar as substâncias que citamos aqui. Quem ama cuida!

Comentários do Facebook

About pozzana