Estranhos sons que gatos fazem

Estranhos sons que gatos fazem: Seu gato tem algum som que só ele faz? Isso ocorre porque gatos, como nós, são seres únicos. Isto é, são seres complexos com as suas particularidades.

O fato é que não é raro vermos comportamentos como o de fazerem esses estranhos ruídos que nos deixam atônitos. 

Estranhos sons que gatos fazem

Ainda estamos aprendendo muito sobre a comunicação dos gatos, que consiste na transferência de informações de um gato para um outro animal, incluindo os seres humanos.

Os gatos fazem uso de uma larga variedade de modalidades de comunicação, incluindo vocal, visual, tátil e olfativa. Essas modalidades de comunicação usadas pelos gatos domésticos foram afetados pela domesticação a que foram sujeitos.

• Gatos Estranhos

Estranhos sons que gatos fazem: comunicação vocal

A comunicação vocal, por exemplo, pode ser dividida em algumas categorias.

Estranhos sons que gatos fazem. foto: Margareth Koizumi

Primeiramente de acordo com ações da boca:
(1) sons produzidos com a boca fechada (sopros), incluindo o ronronar e o trinado. (2) os sons produzidos com a boca aberta e fechando gradualmente, compreendendo uma grande variedade de miados com padrões semelhantes, e (3) sons produzidos com a boca mantida aberta na mesma posição, muitas vezes proferidas em situações agressivas (rosnados, uivos, grunhidos, silvos, cuspe e gritos).

Brown et al categorizou respostas vocais de gatos de acordo com o contexto comportamental: (1) durante a separação de gatinhos da mãe, (2) durante a privação de alimentos, (3) durante a dor, (4) antes ou durante o comportamento ameaça ou ataque, como em disputas sobre o território ou alimento, (5) durante uma experiência dolorosa ou aguda estressante e (6) durante privação do gatinho.

ronronar é um som contínuo, feito por vibrações garganta da maioria das espécies de felinos.

Gatinhos domésticos podem ronronar até com dois dias de idade. Este rumor tonal pode caracterizar diferentes personalidades em gatos domésticos. 

Veja e ouça gatos ronronando

O mecanismo de como os gatos ronronam é indescritível. Isto é em parte porque os gatos não têm uma característica anatômica única que é claramente responsável por esta vocalização. Uma hipótese, apoiada por estudos eletromiográficos, é que os gatos produzem o ronronar usando as pregas vocais com os músculos do laringe, causando vibrações do ar durante a inalação e exalação. O ronrom é por vezes acompanhado de outros sons, embora isso varia entre os indivíduos. 

Miau

Já o ‘Miau’ é uma vocalização de gatinhos domésticos, aparentemente usados para solicitar a atenção da mãe do gatinho.  O miado pode ser assertivo, melancólico, simpático, corajoso, acolhedor, solicitando atenção, exigindo, ou reclamando. Ele pode até mesmo ser silencioso, onde o gato abre a boca, mas não vocaliza. Os gatos adultos normalmente não miam um ao outro.

Comentários do Facebook