Gato de pelo curto inglês British Shorthair

Gato de pelo curto inglês British Shorthair é uma raça de gatos de origem inglesa. É mais conhecida por sua pelagem cinza e olhos amarelos vibrantes. É provavelmente a mais antiga raça de gato, e certamente uma das mais populares.

Gato de pelo curto inglês

Fêmea de 8 meses da British Empire Cattery. foto de Tamila Aspen.

Por sua inteligência e beleza, o British Shorthair é uma das raças preferidas para filmes em Hollywood e comerciais de televisão.

 Com caráter tranquilo, muito sociável e com um incrível senso de dignidade e independência, o British Shorthair, afeiçoando-se à todos na família. Adora brincar, principalmente, com as crianças da casa e, também, com cães.

A raça também inspirou o Gato Risonho (O gato que ri) de Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll achava que o animal estava sempre sorrindo por causa do formato de sua boca.

Gato de pelo curto inglês: características

Possui grandes dotes de caçador. Apesar de seu porte robusto, é bastante manso e enfrenta qualquer situação com absoluta calma. São excelentes companheiros para toda a família!

As fêmeas devem ser menos robustas que os machos em todos os aspectos. O tamanho é de médio para grande, os olhos são grandes, redondos e bem abertos. Sua pelagem é curta, muito densa, rente ao corpo, e firme ao toque. Possuem varias cores, mas a mais conhecida é o azul-cinza.

São tímidos, amistosos e muito afetuosos. É um gato elegante, compacto, bem balanceado e forte, que prefere estar no chão, e não tem entre suas especialidades a velocidade, ou a agilidade.

Sua cabeça é larga e arredondada, com bom espaço entre as orelhas, o nariz curto e os olhos grandes e redondos. 

A cauda é curta, grossa e redonda na ponta.

Origem e História do Gato de pelo curto inglês

A raça teria se originado há aproximadamente 2 mil anos, por volta de 50 DC, quando o Império Romano invadiu a Bretanha, levou com a sua tropa gatos descendentes de gatos selvagens africanos, para combater os ratos que se espalhavam pelo solo inglês.

Sua primeira exposição foi em 13 de março de 1871, no Crystal Palace em Londres.

Harrison Weir foi o responsável por tornar a criação de gatos uma arte apurada. O resultado de suas experiências tornou o British Shorthair Preto o gato mais popular das exposições no Crystal Palace, em Londres, no fim do século XIX. A popularidade desta raça continuou até que os gatos Persas chegaram à Inglaterra.

Gato de pelo curto inglês British Shorthair

Durante a Primeira Guerra Mundial, o desenvolvimento do British Shorthair, foi interrompido. Quando se retomou a criação seletiva, após a guerra, foram necessários anos de atencioso trabalho e controle apurado para que o desenvolvimento da raça pudesse ser considerado satisfatório.

São reconhecidas cerca de 17 cores do British Shorthair. Algumas são tão populares que algumas pessoas consideram-nas raças à parte.

Esse pet é robusto, de corpo forte e musculoso, pernas curtas e ostenta um manto curto e denso.

Comentários do Facebook