Gato javanês

Gato javanês

By Yusui.y via Wikimedia Commons

Gato javanês. By Yusui.y via Wikimedia Commons

Gato javanês: O javanês é uma rara raça de gato doméstico reconhecido pela Cat Fanciers Association como um gato de exibição. É um tipo oriental de pelo longo.

A raça foi desenvolvida na América do Norte e seu nome é derivado da tradição de nomear  gatos do tipo orientais com nomes de lugares do Sudeste Asiático.

Todavia, o gato javanês não é de Java nem da Indonésia. O termo “gato javanês” foi cunhado por Helen Smith do Gatil de MerryMews, por volta de 1950.  Não se sabe se ela já tinha viajado para a Indonésia. O nome é derivado da tradição de usar os nomes dos países e ilhas do Sudeste da Ásia para raças de gatos orientais.

Gato javanês

De acordo com a Cat Fanciers Association, o termo “javanês” é classificado para distinguir as cores tradicionais do gato balinês do gato malhado ou “lynx”, vermelho.

 Interações dos gatos com humanos

Características do javanês

Gatos javaneses são sinônimo de gatos de pelo longo “colour point”, que são gatos de Bali com outras cores, em vez das cores tradicionais. Embora alguns criadores considerem a raça Oriental sinônima da raça balinesa, eles não são a mesma raça devido ao fato de ser classificada como uma outra raça e padrão. A principal razão para esta classificação foi devido ao objetivo de manter linhas de siameses e balinesas puras ou distintas.

A raça javanesa tem uma pelagem longa, sedosa em uma larga variedade de cores. É diferente dos gatos domésticos nativos de Java que têm o pelo muito curto (cerca de 2 cm de comprimento) possivelmente devido ao clima equatorial quente e úmido. 

Vídeo em inglês com informações e imagens  do gato javanês

Gato javanês

Gato javanês. (Blue Lynx Point) by Starjely

Como características do seu temperamento, podemos dizer que é uma raça inteligente e que tende a vocalizar, embora muitas vezes sem motivo aparente.

Eles são bons caçadores e notavelmente gostam de brincadeiras, dando saltos e apreciando o contato humano. Parecem ficar deprimidos se não forem entretidos regularmente por seres humanos ou outros animais de estimação.

Problemas genéticos comuns são compartilhados com siameses e balinesas. Entre os problemas que podem ocorrer estão: surdez, problemas articulares, artrite precoce deslocamento do quadril.

Comentários do Facebook

About pozzana