Gato-mourisco

Gato-mourisco é fotografado em Minas: As fotografias de Aline Patrícia Horikawa enchem de cores e encantos a página que mantém na rede social. A predileção pelas aves levou a auxiliar de escritório a muitos lugares.

Também conhecida pelo nome de Jaguarundi, a espécie é considerada rara.

Gato-mourisco é fotografado em Minas

Gato-mourisco é fotografado em Minas. foto: Aline Horikawa

Ao caminhar por uma trilha em São Sebastião do Paraíso (MG), a fotógrafa amadora encontrou um felino. Não um felino qualquer, mas um gato-mourisco. Sem perder tempo, passou a filmar o animal.

Gatos selvagens

Segundo a fotógrafa, foram dez segundos inesquecíveis. A espécie considerada rara é um pouco maior que o gato-do-mato. Esta foi a segunda vez que Aline clicou o animal.

Pesquisadores acreditam que o gato-mourisco viva sozinho ou em pares. Em algumas áreas de ocorrência, o animal também é conhecido como jaguarundi.

fonte: ANDA: Agência de Notícias de Direitos Animais

Gato-mourisco – Puma yagouaroundi 

Puma yagouaroundi é uma espécie de felídeo do Novo Mundo do gênero Puma conhecido popularmente por jaguarundi, gato-mourisco, eirá, gato-preto e maracajá-preto, é um mamífero da família dos felídeos, encontrado desde os Estados Unidos até ao norte da Argentina.

Possui cerca de sessenta centímetros de comprimento de corpo, 45 centímetros de cauda e pesa seis quilogramas. Tem orelhas e pernas curtas e pelagem de coloração marrom parda uniforme, salpicada com pontos mais claros na maior parte do corpo (a ponta dos pelos é de cor mais clara), havendo muita variação individual.

O Gato-mourisco tem o hábito de viver perto de bordas de banhados, beira de rios ou de lagos, sendo, também, encontrado em lugares secos, com vegetação aberta. Sua alimentação pode ser tanto de mamíferos como de aves, porém dando preferência a presas de grande porte.

Leia também: Novas pistas da domesticação dos gatos

fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook