Gato Vira-Lata

Gato Vira Lata: Se você escolheu ter um gato vira lata em sua casa, parabéns! Você está no caminho certo para ter um felino saudável e inteligente como companheiro.

Gato Vira Lata (Pelo curto)

Gato em “situação de rua”

A ditadura das raças com Pedigree fez com que estes gatos formidáveis fossem desprezados por muitos anos. Hoje o cenário é outro. Já incluíram muitos destes gatos em uma classificação de “Pedigree”.

No Brasil, por exemplo, existe o Pelo Curto Brasileiro. Nesta bela raça hoje são cultuados os músculos fortes, pelagem curta e os olhos de cor preferencialmente combinando com a da pelagem.

São animais originários dos gatos introduzidos por europeus no Brasil colonial. A iniciativa da Federação Brasileira do Gato fez com que esta nova raça fosse bem aceita no exterior.

O amor dos gatos por seus donos

Se você não consegue se decidir entre um Siamês, Persa ou Angorá, leve todos… adote um vira-lata!“.

Nos EUA os Vira-Latas são chamados de “Non-pedigree cats” (gatos sem-pedigree). O interesse por esses gatos lá é cada vez maior.

Na verdade, muitos dos mais fervorosos defensores e amantes dos gatos jamais tiveram um gato com pedigree, fato que evidencia a enorme popularidade do Gato Vira Lata em todo o mundo.

O Gato Preto

Gatos vira-latas muitas vezes têm características físicas semelhantes ou idênticas aos de Pedigree. foto: Clecienne R. Giacomin

“Nove Vidas”
Muitos acreditam que o Pelo Curto Brasileiro ou os Vira Latas são os gatos mais resistentes a doenças genéticas, mas ainda faltam estudos científicos apoiando esta teoria.

De qualquer modo, pesquisas comprovam que os “gatos sem pedigree” tendem de fato a morrer mais velhos, como a fêmea de 31 anos “Smokey” que viveu na Inglaterra.

Gato Vira Lata: cuidados especiais?

Uma das vantagens do vira lata é justamente o fato de não precisarem de cuidados especiais.

De qualquer modo, não podemos esquecer de fazer a vacinação e de levar periodicamente ao veterinário. A escovação não é essencial, mas pode ser um saudável afago no seu companheiro.

Como você pode concluir após ler este texto, o Vira Lata é um super gato. Existem milhões deles esperando adoção neste momento. Adote agora um!

Comentários do Facebook