Himalaio

O Himalaio (ou Persa Himalaio, Colourpoint Persian) é uma raça (ou sub-raça) de gato de pelos compridos muito parecido com o Persa, com exceção de seus olhos azuis e a coloração da pelagem, obtidos a partir do cruzamento do Persa com o Siamês.

A associação dos criadores de gato considerava o persa himalaio como uma variação da cor do persa, em vez de uma raça distinta. De qualquer modo, o Himalaio tem uma legião crescente de admiradores.

Himalaio

História do Himalaio

Himalaio e seus olhos azuis: uma herança do Siamês. foto: Cindy See

Foi pela cor que a raça foi batizada de Himalaio: uma referência para a coloração dos animais do Himalaia, em particular ao coelho.

Tem sido sugerido que os persas de pelos longos são descendentes de gato de Pallas (manul), um gato selvagem que habita a Ásia Central e que é não marcado com manchas ou listras e tem pêlos longos e macios. Há, no entanto, não há evidências para isso e é mais provável que os gatos domésticos de pelos longos sejam o resultado da seleção artificial pelo homem de suas características.

Na Universidade de Harvard na década de 1930, houve um trabalho para estabelecer uma nova raça com traços persas e siameses combinados, sob o termo Siamese–Persian (Siamês-persa) e os resultados foram publicados no Journal of Heredity em 1936, mas não foi reconhecido como uma raça pelos especialistas da época.

Esse Himalaio relaxa na tábua de passar e dá uma piscadela. foto: Jon-Eric Melsæter

Brian Sterling-Webb desenvolveu independentemente uma raça cruzada durante um período de dez anos no Reino Unido e em 1955 foi reconhecido lá como o Longhaired Colourpoint pelo Conselho de Administração da Cat Fancy (GCCF).

Separadamente, esforços na criação também tinham começado por volta de 1950. Um criador conhecido simplesmente como a Sra. Goforth recebeu o reconhecimento da raça Himalaia do Fanciers Cat Association (CFA) perto do final de 1957.

Os primeiros criadores estavam em sua maioria interessados ​​em acrescentar a coloração do Siamês nos gatos de pelos longos.

Podemos dizer que o Himalaio chegou na sociedade dos gatos quando o primeiro gato foi premiado como Melhor Filhote Longhaired na Londres de 1958. Na década de 1960 alguns Siameses foram re-introduzidos na criação para reduzir os traços do persa. Na década de 1980, um esforço conjunto foi feito para restabelecer a raça.

Características do Himalaio

foto: Kristin Kokkersvold

  • Como o Persa, essa raça tende a ter um corpo atarracado e com pernas curtas, o que torna para eles mais difícil para saltar tão alto quanto outros gatos fazem.
  • Tem pelagem longa, farta e ocasionalmente com marcações escuras nas extremidades (face, orelhas, cauda e pontas das patas). O porte é médio ou grande.
  • São gatos que anseiam por carinho e atenção. Tem temperamento doce, inteligente e, geralmente, muito sociais.
  • Por causa de sua herança dos gatos siameses eles tendem a ser mais ativos do que os persas.
  • São, por fim, ótimos bons animais de companhia para apartamentos. Eles são gentis, calmos e dóceis, mas possuem um lado lúdico também. Adoram brincar!
Comentários do Facebook