Interações dos gatos com humanos

Interações dos gatos com humanos

Interações dos gatos com humanos: Os gatos são animais de estimação muito comuns em todo o mundo, menos presentes nas casas somente do que os cães, mesmo assim, especialistas dizem que em alguns anos gatos serão mais populares do que os cachorros.

A população de gatos domésticos em todo o mundo excede 500 milhões. Embora a tutela desses felinos tenha sido comumente associada às mulheres, uma pesquisa de 2007 relatou que homens e mulheres nos Estados Unidos tinham a mesma probabilidade de possuir um gato. 

Interações dos gatos com humanos

Milhares de anos de convivência com os humanos fizeram com que os gatos desenvolvessem uma forte capacidade de se comunicar com as pessoas. Hoje sabemos que eles desenvolvem miados específicos para cada situação – carinho, fome, dor, medo, agressividade, tristeza, prazer, entre outros sentimentos. 

Eles se comunicam com nós não só por esses miados, e ronrons, mas fazem muito o uso do olhar e da linguagem corporal, que também refletem muito sobre o que o animal está querendo ou sentindo. E o repertório deles é bem sofisticado.

• Sociabilidade dos gatos

Os gatos podem ser sociáveis, tanto com humanos ou com qualquer outra espécie de animal, principalmente se acostumados desde pequenos a presença destes.

“A relação entre um gato e um ser humano pode envolver atração mútua, a compatibilidade de personalidade, facilidade de interação, brincadeiras, carinho e apoio social”, Dorothy Gracey da Universidade de Viena. :: mais em Os gatos e as mulheres.

Gato brincando com seu dono: Interações dos gatos com humanos

Eles se comunicam bem, graças ao cérebro bem desenvolvido, o que faz com que esses felinos também sofram de diversos distúrbios psicológicos que também afetam humanos, tais como estresse e depressão. (mais no documentário Gatos de Ponta a Ponta).

Comentários do Facebook

About pozzana