Maine Coon

Também conhecido como “gigante gentil”, o Maine Coon é uma das mais antigas raças de gato de pelo longo, além de ser a maior de todas as raças de gato.

Foi reconhecida como raça oficial no estado americano do Maine, onde era famoso pela sua capacidade de caçar ratos e de tolerar invernos rigorosos, graças a sua formidável pelagem.

Maine Coon, o gigante gentil

Temperamento da raça

Maine Coons são afetuosos e carinhosos. Frequentemente adotam um membro da família como o seu amigo favorito. São campeões quando o assunto é caça e tem maior necessidade de acesso ao exterior.

História do Maine Coon

O Maine surpreende visitas com imponência e beleza.

A origem da raça e seu nome, como muitas outras raças de gato, é alvo de muita controvérsia.

Nos séculos XVII e XVI, gatos domésticos trazidos da Europa tinham que enfrentar os invernos rigorosos da Inglaterra.

Houve uma seleção natural, onde somente os felinos adaptados ao clima sobreviveram. Estavam se formando as características físicas do Maine Coon como conhecemos hoje: um gato grande e forte, com pelagem grossa e impermeável.

Existem muitas histórias. Uma lenda conta que um gato doméstico vagava pelas florestas do Maine e cruzou com um guaxinim, resultando em gatos com características do Maine Coon. Embora este cruzamento não seja possível na realidade, é compreensível que esta história seja alimentada pela semelhança entre a cauda do guaxinim e do Maine. Isto pode ter levado a adoção do nome Maine Coon. Outra história é ter sido batizado em homenagem a um capitão de navio chamado Coon, possivelmente responsável pela chegada do gato ao litoral do Maine.

Veja abaixo, um vídeo com encantadores filhotes de Maine Coon brincando:

Maine Coon ao lado de um Sagrado da Birmânia. Foto: Glauco Kinzo Bernini

Mesmo com toda a mitologia em torno da raça, a maioria dos criadores hoje em dia acredita que o Maine Coon tenha se originado de cruzamentos entre gatos de pelo curto e europeus de pelo longo, provavelmente Angorás.

A mitologia em torno deste gato não se limita a sua história e se estende ao seu tamanho, com histórias de gatos que pesavam em torno de 18 kg. De qualquer modo, certo é que esta raça era uma favorita dos criadores gerações antes de ser considerada uma raça nobre.

Cuidados especiais:

Mesmo sendo um gato de pelos longos, o Maine Coon não precisa de tanta escovação quanto a maioria dos gatos com essa característica devido as propriedades físicas da pelagem. No entanto, é recomendável escovação no mínimo uma vez por semana para evitar as bolas de pelos no estômago. Caso formem nós, estes podem ser gentilmente removidos com uma tesoura.

É um gato que encanta seus donos e surpreende as visitas com sua imponência e grande beleza.

Mais sobre o Maine Coon: • Maine C. Cat Pictures and Videos  (Em inglês).

 

Comentários do Facebook