O mito de que cães odeiam gatos

O mito de que cães odeiam gatos: É sempre bonito quando vemos gatos e cães desfrutando da companhia um do outro. Tal “magia” acontece porque, diferentemente do que muitas pessoas pensam, cães e gatos não são inimigos naturais. (foto acima: raneko/flickr)

O mito de que cães odeiam gatos

Convivência pacífica. foto: Nguyen Hoangnam

São muitas as imagens na web que provam que a convivência entre cães e gatos é perfeitamente possível e saudável, afinal eles se fazem companhia quando não estamos por perto.

Mesmo raças de cães consideradas agressivas, podem viver em harmonia com os gatos, entretanto, algumas raças de cachorros, como os terriers, são mais propensos a perseguir gatos. De qualquer forma, para que estes magníficos animais tenham uma relação de amizade, é bom que os donos tenham algumas coisas em mente.

10 Dicas para que cães e gatos convivam em harmonia

Para que cachorros e gatos possam conviver pacificamente, é importante que os animais tenham contato enquanto filhotes. Neste primeiro momento, é válido controlar para que ambos tenham uma reação tranquila ao encontro.

Momento de ternura. foto: Petteri Sulonen

Todavia, crie um espaço seguro para o seu gato durante a fase de adaptação, deixe o comedouro do gato em local onde o cão não tenha acesso.

Alguns gatos ficam ariscos devido a criação que tiveram no passado. Mesmo nestes casos, você pode ter sucesso se o seu gato for adestrado corretamente (saiba mais em Ensinando o seu gato).

Por outro lado, se o seu gato foi atacado ou traumatizado por cães, talvez seja melhor evitar o estresse do gato trazendo um cão em sua casa.

Gato entre seus amigos. foto: raneko/flickr

Se nós humanos temos muito que aprender a coexistir, porque com cães e gatos deveria ser diferente?

Se quiser aprender a amar, comece com os animais… eles são mais sensíveis.
– Gurdjieff (mais em frases sobre gatos)

Mais dicas de como tornar possível essa amizade: 10 Dicas para que cães e gatos convivam em harmonia.

Comentários do Facebook