Obesidade felina: Os humanos não são a única espécie com problemas com a balança. Gatos e cães de estimação estão ficando cada vez mais gordinhos.
Esse é um problema causado principalmente pela alimentação desequilibrada e pela falta de atividade física. A boa notícia é que com algumas medidas simples você pode mudar esse quadro, garantindo mais saúde e qualidade de vida para o seu gato.
Obesidade felina

Obesidade felina. by yukariryu/flickr
Um estudo concluiu que cerca de 35% dos animais domésticos têm peso em excesso e que o exercício físico é fundamental para combatê-lo e proporcionar um estilo de vida mais saudável.
Gatos domésticos geralmente vivem em ambientes confinados e realizam pouca atividade física, queimando poucas calorias. Mas você pode estimular exercícios de forma lúdica, com brincadeiras e brinquedos.
Não espere iniciativa do animal para se exercitar. Nós donos é que temos o dever de ajudar a manter nosso gato em forma e controlar a quantidade de calorias ingeridas pelos felinos. Leia mais em Mantenha seu gato ativo!
A obesidade gera uma série de doenças ao gato, como doenças respiratórias e cardiovasculares; doenças dermatológicas; problemas ortopédicos; deficiência no trato urinário; lipidose hepática (gordura ao redor do fígado); diabetes mellitus tipo 2; osteoartrite; distocia; pancreatite; dificuldade de cicatrização, entre outros males.
Outra dica é estipular um horário para a alimentação. Assim, você evita que o animal se alimente em excesso.
Felizmente, no mercado também existem as rações light, que são um pouco mais caras, mas que podem ser muito úteis no controle do peso.
A PRO PLAN® Veterinary Diets OM Obesidade, por exemplo, é um auxílio no desafio da manutenção do peso por conter baixo teor de calorias e gorduras, alto nível de proteínas e fibra natural.
Esse alimento é indicado para o tratamento da obesidade felina, atendendo gatos adultos de todas as raças. Formulado com baixo teor de calorias e gorduras para promover uma perda de peso efetiva e regular, alto teor de proteínas para manter uma massa corporal magra, adicionado de fibra natural para ajudar a satisfazer o apetite do animal.
Fora isso, não esqueça: Mantenha seu gato ativo!