Os Felinos

Os Felinos

Os Felinos: A espécie mais comum de felino no mundo hoje é o gato doméstico, que já convive com os seres humanos por cerca de 10 mil anos, no entanto, existem muitas outras espécies selvagens, como os grandes felinos.

Os felinos ou felídeos (latim científico: Felidae) constituem uma família de animais mamíferos digitígrados, da ordem dos carnívoros.

Os Felinos: Imagens

Todos os felinos, sem exceção, são carnívoros obrigatórios. As espécies selvagens são naturalmente solitárias, mas gatos domésticos que vivem em condições selvagens também podem formar colônias como os leões.

Todos os felídeos são normalmente discretos, comumente apresentam hábitos noturnos e gostam de viver em habitats relativamente inacessíveis. No entanto, eles podem ser encontrados em qualquer ambiente e existem espécies conhecidas em todos os continentes do planeta, com exceção da região da Australásia e da Antártida.

• Porque amamos os gatos

Existem duas subfamílias de felídeos: Pantherinae (que inclui tigres, leões, onças-pintadas e leopardos) e Felinae (que inclui guepardos, suçuaranas, linces, jaguatiricas e gatos domésticos).

Evolução dos Felinos

Os primeiros exemplares da família surgiram durante o oligoceno, cerca de 25 milhões de anos atrás. Na pré-história, também existia uma terceira subfamília denominada Machairodontinae, em que faziam parte os felídeos dentes-de-sabre como o Smilodon. Apesar das semelhanças superficiais, os também extintos Thylacosmilus e Nimravidae não estão incluídos na família Felidae.

Existem atualmente 41 espécies de felídeos. De acordo com cientistas, os felídeos evoluíram no Eocénico a partir do grupo Viverravidae, que também deu origem àscivetas, hienas e aos extintos nimravídeos. O primeiro verdadeiro felídeo foi o Proailurus que viveu na Europa há cerca de 30 milhões de anos, segundo teorias.

Os Felinos

Este animal tinha corpo longo, patas curtas e um dente molar adicional em cada mandíbula, por comparação aos felídeos modernos. Já no Miocênico, o Proailurus deu origem ao gênero Pseudaelurus que se diversificou em dois grupos: a sub-família Machairodontinae, que inclui os tigres-dente-de-sabre e o Schizailurus, o ancestral da família Felidae, que surgiu há mais de 18 milhões de anos.

O primeiro grupo moderno de felídeos a surgir foi a sub-família Acinonychinae, que inclui as chitas modernas (género Acionyx) e a chita norte-americana (gênero Miracionyx), atualmente extinta.

A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos. Os linces surgiram na América do Norte há cerca de 6,7 milhões de anos e daí expandiram-se para a Europa e a Ásia. A primeira espécie reconhecida do gênero Lynx na Europa é o L. issiodorensis, que viveu há 4 milhões de anos e era maior que os linces atuais, mas com patas relativamente mais curtas.

Fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook