O ronrom, ronrono, ronronar ou trator, é o ruído produzido pelos felinos e que faz parte de sua comunicação. Na verdade, é muito mas que isso: é uma das maiores recompensas em se criar estes animais.
Ronronar – o barulhinho que agrada
Quando acariciamos um gato dócil, ele normalmente começa a emitir um agradável ruído, como um “motorzinho”. A verdade é que este hábito ainda não foi totalmente compreendido pelos biólogos.
O certo é que o ronronar não provém de cordas vocais. Estas servem para outros sons menos agradáveis do seu repertório – os miados e gemidos.
Quando um gato emite o característico ronronar de satisfação, pode-se sentir as vibrações que emanam da garganta. Dentro dela, juntamente com as cordas vocais, o gato possui um par de estruturas chamadas pregas vestibulares, ou falsas cordas vocais, e alguns cientistas acreditam que elas vibram quando o gato respira.
É evidente que o ronronar exige muito pouca energia e o animal pode produzi-lo durante vários minutos seguidos.
No entanto, há quem diga que as falsas cordas vocais nada têm a ver com o ronronar e que é a sensação de prazer, que aumenta a turbulência no sistema circulatório do gato, que está na origem do fenômeno.
Esta turbulência, segundo alguns cientistas, é maior onde o sangue flui numa veia excepcionalmente larga, situada no peito do animal. Quando os músculos à volta dessa veia se contraem, as vibrações provocadas pela turbulência são amplificadas pelo diafragma, antes de subirem pela traqueia e ressoarem na cavidade sinusoidal.
“Um gato pode resolver um pouco de tudo se ronronar.“
– Donna McRohan. – Mais em frases sobre gatos
Para os gatinhos recém-nascidos, que ainda não ouvem bem, sentirem as tranquilizantes vibrações do corpo da mãe é provavelmente mais importante que o ronrom.
Não são só os gatos domésticos que ronronam: muitos felinos selvagens de pequeno porte, como o lince e a jaguatirica, também podem comunicar prazer dessa maneira. Contudo, os grandes felinos, como os tigres e os jaguares, não têm essa característica.

Carinho entre os gatos inclui lambidas, delicadas mordidas e esfregadas de corpo e cauda. foto: Jennifer Lamb
“Errar é humano, ronronar é felino.”
– Robert Byrne
Estudos recentes* indicam que os gatos usam o ronronar até para manipular os humanos. Uma coisa é certa. É um prazer ser manipulado por estes magníficos animais.
* fonte: Current Biology
Leitura complementar: Gatos ronronam para manipular humanos